sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Jornal de parede -2ºA -aLer+









Consciência fonológica – rimas do 2ºA

 

Baseado no texto “Os Nomes” de Maria Alberta Menéres, brinca com os nomes dos colegas da turma, fazendo rimas.

 

Porque é que me chamo Ana

e não me chamo iguana.

Porque é que me chamo Sofia

e não me chamo melancia.

Porque é que me chamo Diana

e não me chamo cabana.

Porque é que não me chamo jipe

em vez de me chamar Filipe.

Porque me chamam Gonçalo

e não me chamam cavalo.

Porque me chamam Guilherme

e não me chamam creme.

Porque é que me chamo João

e não me chamo pavão.

Porque é que me chamo Lara

e não me chamo cara.

Porque me chamam Deolinda

e não me chamam linda.

Em vez de me chamar Beatriz

podia chamar-me perdiz.

Em vez de me chamar Orlando

podia chamar-me Nando.

Em vez de me chamar Jorge

podia chamar-me foge.

Porque me chamam Manuel

e não me chamam Chanel.

Porque é que me chamo Ricardo

E não me chamo fardo.

Porque é que me chamo Vera

e não me chamo pantera.

Porque é que me chamo Tomé

e não me chamo jacaré.

Porque me chamo Maria

e não me chamo alegria.

Em vez de me chamar Margarida

porque não me chamo corrida.

Em vez de me chamar Sara

Porque não me chamo Mara.

 

Este texto foi realizado pelos alunos do 2ºA, dia 25 de outubro de 2012


 


 
 

Da janela do meu quarto...

 

Da janela do meu quarto numa tarde de inverno, vejo lá ao longe na serra de Bornes, os rebanhos que pastam na serra, guardados pelos pastores, os lameiros, um pombal e a ponte.

Vejo o gelo que cobre os telhados das casa, os sequeiros da lenha, as hortas, os galhos das árvores despidas, os montes com nevoeiro, …

Vejo os automóveis que se deslocam lentamente, com precaução e outros que estão estacionados.

Vejo os meninos bem agasalhados, que brincam nos jardins, com os seus animais de estimação. Uns escorregam no gelo, outros fazem bonecos de neve com os seus familiares e amigos.

Vejo os passarinhos que saltitam de galho em galho à procura de alimento.

Os meus amigos gostam muito de estar comigo na janela do meu quarto, para podermos observar a paisagem maravilhosa que a natureza nos oferece gratuitamente.

 

Este texto coletivo foi realizado pelos alunos do 2ºA, dia 8 de janeiro de 2013



Sem comentários:

Enviar um comentário